quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gnocchi ou Nhoque Vapt Vupt

Gnocchi Vapt Vupt
Batata Inglesa Rosada ou Astérix (como disse a Mara)

Hoje passei no mercado Nordestão para conferir as ofertas da feira que são sempre muito boas!

E acabei achando a tal batata inglesa rosada que é muito difícil por aqui, lembrei-me que ela é super indicada para fazer nhoque pois é bem sequinha.

Cheguei em casa as 12h e as 13h15min estava pronto com molho de tomate e manjericão do meu vasinho, sendo que a consistência e sabor ficaram perfeitos.



Aqui estão as medidas que usei na minha receita de hoje, servindo bem três pessoas.

Gnocchi Vapt Vupt
Ingredientes
450g de batata inglesa rosada
Farinha de trigo
1/2 colher de manteiga
sal e noz moscada a gosto

Molho
1 colher (sopa) de azeite
4 dentes de alho cortados em pedacinhos
1 cebola pequena cortada em filetes
4 tomates maduros cortados em cubinhos
sal e manjericão a gosto

Modo de Preparo - Gnocchi:
Cozinhe as batatas com casca, descasque ainda quentes e amasse (eu amassei com garfo), junte a manteiga, sal e noz moscada.
A quantidade de farinha a ser utilizada pode variar um pouco mas uma boa regra é separar a massa de batata em 4 (quatro) partes, separar uma parte e preencher o espaço com a mesma quantidade de farinha de trigo, conforme ilustrado abaixo. Retorne a parte da batata que foi retirada e misture.
Essa é a forma de medir a quantidade de farinha de trigo, dividindo a massa em 4 partes, separando uma parte e completando com farinha de trigo e em seguida juntando a parte retirada.
Após enrolar e cortar os gnocchi cozinhe-os em bastante água fervendo até que subam à superfície, reserve.
Sirva com o molho de sua preferência ou use a minha sugestão.

Modo de Preparo - Molho:
Refogue o alho e a cebola no azeite e em seguida coloque o tomate deixe cozinhar, retire do fogo quando virar um molho espesso e acrescente o manjericão.

Coloque o molho sobre o gnocchi e sirva com queijo parmesão fresco e  ralado, é claro!


Eu já coloquei uma receita de nhoque, mas desta vez resolvi seguir as orientações do  chef Carlos Bertolazzi, que diz: "Quem nunca “queimou” a mão jogando batata quente quando criança?
Preparar bons gnocchi não é brincadeira, mas é preciso queimar a mão pra valer. Um dos maiores segredos para fazer gnocchi leves e principalmente com gosto de batata é utilizar a batata logo após seu cozimento. Para isso cozinhamos ela com casca e descascamos tão logo estejam prontas. Passamos imediatamente por um espremedor ou passa-verduras e misturamos com a farinha de trigo."


Em tempo, vocês sabem a origem do nome gnocchi?

O singular da palavra gnoochi é gnocco. Essa expressão surgiu no século 14 ao norte da Itália e tem em sua base a palavra knohha, um apelido dado aos deficientes mentais ironizados pela nobreza.

Nesse período, os conflitos feudais eram intensos e aos mais pobres restavam como alimento o pão que sobrava dos nobres. Os pobres, então, ralavam o pão e misturavam com água, os condimentos possíveis e mais pequenas quantidades de queijo duro. Esta massa era preparada e dividida em pequenos pedaços com uma colher. Em água fervente ou algum tipo de caldo de carne, esses pedaços eram jogados. Os gnnochi eram consumidos na sopa ou escorridos.

A nobreza só foi descobrir os gnoochi com a chegada da batata, vindas das Américas no século 18. A massa passou a ficar mais leve e delicada com o uso de uma pasta de semolina e o purê de batata. Os gnoochi de batatas se tornaram costume popular nas mesas de toda ITÁLIA, sinônimo até de produto que traz sorte - dia 29, dia do Gnoochi da Fortuna.A maioria das massas italianas tem seu nome fazendo referência ao formato, como o caso do Farfalle (Borboletas). Gnocchi é o plural de Gnocco, mas vou deixar para vocês descobrirem o significado do nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver uma palavrinha temperada, deixe aqui.