terça-feira, 19 de março de 2013

Almôndega de Soja Texturizada

Desde que o Sr. Sousa começou a dieta para o colesterol, ele e super regrado, todos de casa começamos a dieta também, pois, "essa família é muito unida...".
Devo dizer que estou aprendendo a usar a soja, esta é a minha segunda tentativa, a primeira ficou boazinha e esta foi diferente por causa da cenoura e consegui diminuir o uso de ovos.

Hoje procurei uma receita diferente e acabei adaptando a receita que peguei no blog: http://dracristianelisboa.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-11-15T06:11:00-08:00&max-results=7

Almôndega de Soja com Cenoura

Ingredientes:
2 xícaras de proteína texturizada de soja (hidratada)
1 cebola pequena picada em quadradinhos
Tempero a gosto (coloquei, alho, pimenta)
1 ovo
1/2 xícara de cenoura crua ralada(ralo grosso)
Farinha de trigo integral para dar liga (não tinha, usei da branca), também coloquei farinha de aveia (Oat Bran) e 1colher de farinha de linhaça.
Modo de Fazer:
Preparo da soja: 1 xícara de soja, duas de água quente, jogue a água sobre a soja e deixe de molho por 10min.ferver a soja, escorrer em escorredor de arroz e dar um choque térmico com água fria de torneira para sair o gosto ruim. Espremer bem pra sair toda a água, reserve. Eu coloquei o suco de 1 limão para ajudar a sair o gosto amargo, e depois escorri novamente.

Misturar tudo com as mãos até ficar homogêneo (amasse bem), e então acrescentar a farinha de trigo integral aos poucos até uma consistência em que você consiga fazer pequenos bolinhos, na medida de 1 colher de sopa bem cheia. (deu um pouco deu trabalho pois eu não quis colocar muita farinha.

Levar ao forno pré aquecido, numa assadeira untada, de 30 a 40 minutos, ou até ficarem douradinhos.

Sirva com salada verde, salada refogada e arroz integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver uma palavrinha temperada, deixe aqui.