A ideia surgiu de uma promoção de lascas de bacalhau, mas estavam num tamanho e espessura bons, por isso me aventurei e comprei. Mas vamos ao que interessa, a receita!
Lascas de Bacalhau à moda da Lurdinha
Ingredientes
- 950g de lascas de bacalhau (que virou 700g depois de dessalgado e cozido)
- 4 cebolas grandes cortadas em meia lua
- 1 cabeça de alho, descascados e amassados
- 2 pimentões grandes cortados em tiras
- 900g de batata cozidas e fatiadas em rodelas de médias a finas
- 5 tomates cortados em rodelas de médias a finas
- salsa, cebolinha, azeitonas pretas, azeite e sal à gosto.
Comecei pesquisando uma forma de dessalgá-lo mais rapidamente, pois resolvi fazê-lo já passava das 13h e dizem que o tempo certo é de 72h de molho! Então achei um que dizia dessalgar expresso, onde você lava bem embaixo da água corrente e depois coloca de molho e troca de meia em meia hora, foi o que eu fiz, e as 18h já havia tirado todo o sal (exagerei), por isso eu recomendo que ao trocar a água dê uma provada num tequinho do bacalhau.
- Lave bem as batatas e com a casca cozinhe na água com sal, não deixe esfriar para descascá-las, fica mais fácil para descascar, reserve e depois de mornas corte-as em rodelas finas. Pode aproveitar e cozinhar os ovos junto das batatas, também espere o ovo amornar para descascar, reserve.
- Numa panela com água morna, leve o bacalhau ao fogão e deixe ferver até que esteja numa consistência macia, mas sem desfazer de mais, retire da água e reserve.
- Corte a cebola e prepare o alho, leve a uma panela com um fio de azeite: primeiro o alho até frita-lo e depois junte duas das cebolas até ficarem numa cor caramelizada, junte ao bacalhau mexendo delicadamente até mistura-los.
- Faça o mesmo processo de refogar o pimentão, reserve.
- E refogue o restante das cebolas até caramelizarem, reserve.
Montagem
- Num refratário grande e fundo (fiz num redondo com tampa), monte em camadas:
- Primeiro com uma camada de batatas até cobrir bem o fundo, regue com azeite e coloque uma parte do pimentão, um tanto de azeitonas e uma parte do bacalhau reservado, uma parte das cebolas reservadas, dois ovos fatiados em rodelas, uma camada de tomate, salpique salsinha e cebolinha a gosto, sempre regando (um pouco) com azeite a cada ingrediente.
- A seguir repite a operação com o restante dos ingredientes: batatas, pimentão, azeitonas, bacalhau, cebolas, ovos e finaliza com o tomate e salsinha.
- Tampe o refratário, caso não tenha tampa feche com papel alumínio, leve ao forno pré aquecido 200º, por 30 minutos ou até os tomates tenham cozinhado (desidratados).
Sirva com arroz branco, batata palha e um bom vinho!
* meu jeito= mistura das receitas da minha mãe e a do meu marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se tiver uma palavrinha temperada, deixe aqui.